🤰🏻A gestação promove muitas mudanças: físicas, fisiológicas, motoras, posturais e emocionais.
O exercício auxilia a futura mamãe em todas essas mudanças e beneficia consequentemente, o bebê.
A prática de exercícios durante a gestação e seus benefícios:
👉 Controle: peso, ansiedade e pressão arterial
👉 Diminui: risco de diabetes gestacional
👉 Melhora: sensação de bem-estar e a autoestima; dores nas costas, em especial as lombalgias e as cervicalgias (consequência das alterações posturais que a gestação traz); fortalecimento muscular e em especial do assoalho pélvico, que deve ser trabalhado durante a gestação, pois é essa região que suporta todo o peso do bebê e quem deve estar preparado para distensão, no caso de parto normal também.
O exercício tem o objetivo de manter a mamãe e o bebê saudáveis, auxiliando a gestante nesse período de mudanças, para que alcance tranquilidade emocional e se prepare fisicamente para um parto e pós-parto saudável, facilitando inclusive ao retorno do peso no pós-parto.
Cuidados
Normalmente o exercício é liberado entre a 12 e 13 semana de gestação (início do 2° trimestre). O médico deve liberar a gestante para iniciar um programa de exercícios. É importante que este seja muito bem conduzido e orientado, para que assegure a saúde da mãe e bebê e assim traga benefícios. Nem todos os exercícios podem ser realizados durante a gestação, para que a saúde da mamãe e do bebê não sejam colocadas em risco.
Procure um Profissional de Educação Física antes de iniciar qualquer exercício físico.
Comments